Seja para aumentar a produtividade, organizar o dia a dia ou ajudar o seu negócio a atingir objetivos estratégicos, a prática de estruturar processos da empresa faz parte da rotina de gestão de todo negócio. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para evitar que essa estruturação traga mais problemas do que soluções, independentemente de tratar-se de uma franquia ou não.
1 – Processos praticados, mas não formatados
Muitas vezes, apesar de não estarem formalmente estruturados, muitos processos estão incorporados ao dia a dia do negócio. Observe as práticas rotineiras da equipe e transforme em regra o que já acontece de maneira informal. Estruturar processos da empresa nem sempre significa criar novas metodologias — pode, simplesmente, implicar em organizá-las.
2 – Cuidado com o excesso de ferramentas
Com tantos aplicativos e sistemas de gestão online acabou ficando muito fácil se afundar em um mar de ferramentas que mais vão confundir a equipe do que ajudar. Vale selecionar duas ou três opções que tenham a ver com os problemas que mais comprometem a fluidez do trabalho e que possam ajudar a estruturar processos da empresa. É, também, importante perceber as reais demandas de cada área, para não deixar a equipe com uma “overdose” de recursos e regras.
3 – Trocar seis por meia dúzia
Na busca por sistematizar e ordenar, pode ser que práticas simples e que funcionavam bem sejam substituídas por procedimentos com excesso de detalhes e que irão trazer o mesmo resultado. Aqui a palavra de ordem deve ser facilitar, e não complicar apenas para ter processos bem estruturados.
4 – Feito é melhor do que perfeito
Se para seguir os processos à risca a equipe acabar perdendo eficiência, algo está errado. A metodologia de gestão existe para trazer agilidade e segurança ao controle das atividades da empresa, mas não deve engessar o seu desenvolvimento. Ao virar um entrave, o processo perde a sua função. Simplifique.
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