Logo Cherto

5 dicas para vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos

Marcelo Cherto

19 Jan 2023 - 19:21

compartilhar

5 dicas para vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos

Marcelo Cherto

19 Jan 2023

compartilhar

A procrastinação é um hábito que pode adiar nossas realizações pessoais e profissionais. Felizmente, existem estratégias para combatê-la. Estudos indicam que saber dizer não, focar em tarefas específicas e fazê-las aos poucos são formas de melhorar sua produtividade e alcançar seus objetivos.

Em um artigo publicado na Inc., Sean Kim, CEO da Pulsing, que possui um portfólio de empresas na área de educação e saúde, traz algumas dicas para vencer a procrastinação. Confira.

  1. Descubra qual é sua prioridade
    Segundo Kim, identificar qual é a tarefa mais importante para você e dedicar seu tempo para realizá-la pode aumentar significativamente a eficácia do seu dia. Nessa hora, reflita sobre qual compromisso terá maior impacto nos seus resultados ou objetivos.

Para identificá-la, o escritor e investidor anjo Tim Ferris aconselha anotar três ou cinco coisas que te deixam desconfortáveis por não realizá-las e perguntar a si mesmo qual delas te deixaria satisfeito se fosse feita naquele dia.

  1. Divida as tarefas
    Nossos cérebros não são programados para ver o resultado a longo prazo, especialmente quando não estamos perto de atingir a meta traçada. De acordo com Kim, o truque para combater isso é dividir nossas metas em pequenas tarefas alcançáveis.

“Por exemplo, se seu objetivo é falar espanhol, você pode começar dividindo e agendando 60 minutos todas as manhãs para memorizar 30 das palavras mais comuns. Ao final de 90 dias, você teria memorizado 2.700 palavras”, explica Kim.

  1. Diga não
    Para Kim, devemos aprender a dizer não para atividades que nos afastam de alcançar nossos principais objetivos.

Para fazer isso de forma eficaz, você pode usar uma estrutura chamada matriz de Eisenhower, uma ferramenta de tomada de decisão que divide suas tarefas em quatro quadrantes com base na urgência e na importância.

1) Urgente e importante: faça isso imediatamente.
2) Não urgente e importante: decida quando você fará isso.
3) Urgente e não importante: delegue para outra pessoa.
4) Não urgente e não importante: faça mais tarde.

Segundo Kim, devemos maximizar o tempo gasto nos dois primeiros quadrantes.

  1. Perdoe a si mesmo

Um estudo feito por estudantes da Universidade de Carleton, nos Estados Unidos, verificou que o autoperdão por procrastinar em uma tarefa está relacionado a menos procrastinação no futuro. “Isso ocorre porque a relação entre o autoperdão e a procrastinação é mediada pelo efeito negativo, de modo que o autoperdão pode nos ajudar a parar de procrastinar, reduzindo as emoções negativas”, explica Kim.

  1. Basta começar
    Estudos mostram que nossa percepção sobre a tarefa muda depois que a iniciamos. “A procrastinação é pior antes de começarmos alguma atividade, simplesmente porque não sabemos por onde ou como começá-la”, explica Kim.

Uma vez que começamos algo – um programa de TV, o aprendizado de idiomas ou um projeto –, a tendência é que a tarefa continuará no fundo de nossas mentes até terminarmos a atividade.

Fonte: PEGN