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5 passos para melhorar o desempenho de sua rede de franquias

Marcelo Cherto

1 Abr 2019 - 18:04

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5 passos para melhorar o desempenho de sua rede de franquias

Marcelo Cherto

1 Abr 2019

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Sabe quando você nota que, mesmo com inúmeras experiências e conhecimentos adquiridos, sua rede de franquias não funciona da maneira esperada? Nesse momento é fundamental., adotar medidas para melhorar o desempenho da rede.

Sabemos que nem toda teoria funciona na prática e, por isso, é natural que determinada área apresente resultados mais modestos, prejudicando o todo. Identificar pontos de melhoria e equilibrá-los com o que já está funcionando bem são ações primordiais, mas há muito que se fazer.

Se você está perdido nesse processo, a seguir, listamos cinco passos para melhorar o desempenho de sua rede de franquias. Que tal ver quais se aplicam à sua necessidade e começar a mudança agora mesmo?

1. Faça um check-up completo da rede

É preciso identificar o que não está funcionando e, depois, traçar uma abordagem para corrigir esses pontos deficitários. Você deve se perguntar: “o que pode ser feito para que os resultados sejam melhores?”.

Muitas vezes, o problema pode estar na área de vendas, ou em gastos excessivos, em questões de mercado – aqui, como não há forma de lutar contra ele, deve-se fazer as coisas de uma maneira diferente. Sistemas também podem estar errados, além de contato com o cliente final, marketing, etc. Tudo deve ser considerado.

2. Avalie a qualidade dos treinamentos oferecidos

Não é raro que empresas ofereçam inúmeros treinamentos, mas continuem recebendo queixas de falta de conhecimento. E sabe por que isso acontece? Porque, muitas vezes, o treinamento oferecido é inadequado, ou seja, não é o que a rede necessita.

Oferecer um conteúdo muito técnico, com zero foco em gestão, é um erro grande que a maioria das redes comete. O resultado é a sensação de que sempre falta treinamento ou o que foi passado é insuficiente.

3. Como anda seu atendimento?

O atendimento é um ponto crucial para o sucesso e bom desempenho de um negócio. Fazer um diagnóstico preciso dessa área é um dos pontos – chave para melhorar o desempenho de redes de franquias.

Uma dica é avaliar se esses canais são suficientes e compatíveis com os utilizados pelo público. Você deve, ainda, otimizar o atendimento em si, além de rever padrões e scripts dos atendentes. Tempo de atendimento e nível de satisfação precisam estar sempre no radar, ok?

4. Foque no marketing da sua rede de franquias

Esse é um ponto bastante importante, já que, a cada ano, crescem o número de marcas e a competitividade em todos os setores. Por vezes, uma rede tem desempenho fraco porque não estruturou um marketing forte e eficiente.

Tornar a sua rede mais popular e estudar novas formas para o franqueado divulgar o negócio em seu mercado, devem figurar entre as prioridades da equipe de marketing. Uma avaliação e medidas corretivas nessa área podem render ótimos resultados.

5. Considere a possibilidade de criar novos modelos de negócios

Todas as marcas devem acompanhar o movimento dos consumidores e as tendências de mercado. Então, talvez a sua rede de franquias esteja defasada quando o assunto é “modelo de negócio”.

Uma recomendação é avaliar se o molde de franquia adotado pela rede ainda faz sentido. Se surgirem dúvidas, é hora de considerar a possibilidade de criar outros modelos.