Logo Cherto

A importância da tecnologia da informação nas empresas e franquias

Marcelo Cherto

26 Nov 2019 - 20:02

compartilhar

A importância da tecnologia da informação nas empresas e franquias

Marcelo Cherto

26 Nov 2019

compartilhar

Hoje em dia, é cada vez mais importante garantir que tenhamos uma informação organizada e útil. Recursos como Big Data, Analytics e tantos outros tornam os processos mais seguros e a operação, mais produtiva. Por conta disso, a importância da tecnologia da informação nas empresas e franquias é bem alta.

Saber avaliar esses dados é, portanto, uma das melhores formas de expandir seu negócio e mantê-lo saudável frente à concorrência, prevendo riscos e minimizando perdas.

Quer algumas razões para apostar na tecnologia? A seguir, listamos 3 razões para investir em TI:

1. Análise de indicadores mais eficiente e segura

O acesso organizado e útil das informações é imprescindível para o sucesso da gestão de uma franquia.

Softwares de ponto de venda, de gestão, ERP’s são tipos de sistemas para uma maior organização das informações e possibilitam a construção de indicadores que auxiliarão na tomada de decisão.

Além de um bom acesso a dados, como perfil de mercado, clientes, potencial de crescimento, preferências do consumidor etc., a Tecnologia da Informação requer a interpretação de tudo isso. Esse deve ser, portanto, o foco principal ao se investir em TI nas redes de franquias.

2. Diferenciação no mercado e superação da concorrência

No mercado, a maior parte das empresas brasileiras de pequeno e médio porte ainda não usa essas ferramentas para se diferenciar, sabia?

Quando você investe em TI nas redes de franquia e consegue interpretar os dados obtidos a seu favor já dá um grande passo à frente da concorrência.

Com isso, fica mais fácil de se destacar no mercado e prever movimentações de outras empresas.

3. A importância da tecnologia da informação nas empresas: melhor gestão em todos os aspectos

O investimento em TI e análise de dados facilita o momento de gerenciar todos os aspectos de uma rede de franquias.

Questões como gestão de estoque, análise de vendedores, mix de produtos e tantos outros podem ser otimizados e até modificados com base nos dados que a empresa franqueadora obtiver.

Quando você sabe escolher o melhor sistema para investir em TI nas redes de franquias e utiliza as informações geradas por ele, há chances muito maiores de o seu negócio obter sucesso.

O segredo, aqui, é entender do que sua rede precisa, que tipo de informação é relevante e fundamental e, então, escolher a ferramenta que melhor atenda a essa necessidade.

Tenha em mente que dados sem interpretação correta servem pouco ou quase nada no processo de melhoria de uma rede de franquias. Entretanto, se forem bem utilizados, poderão levar o seu negócio a outro patamar!