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Acha um treinamento caro? Não aplicá-lo custa mais ainda

Marcelo Cherto

14 Jun 2019 - 19:02

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Acha um treinamento caro? Não aplicá-lo custa mais ainda

Marcelo Cherto

14 Jun 2019

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É comum que, ao se depararem com os custos envolvidos em um treinamento para funcionários, muitas empresas optem por soluções mais baratas ou cancelem essa iniciativa. E isso pode ser catastrófico para o negócio, sabia?

Investir em treinamento, por mais alto que esse valor pareça em um momento inicial, ainda vale mais a pena do que manter uma pessoa mal treinada e desatualizada.

Uma das primeiras ações que um negócio precisa adotar ao investir em um treinamento é definir indicadores. Isso porque você precisa medir o retorno que o treinamento pode dar. Há casos em que o retorno ao cliente é algo perceptível e não medido de fato.

Exemplo prático: imagine, por exemplo, que você teve uma diminuição do número de ligações na sua empresa. Os clientes não te procuram mais ou não retornam.

Após uma avaliação foi diagnosticado que o problema está nesse primeiro atendimento, ou seja, é preciso investir em treinamento na recepção.

Feito isso, a forma de avaliar se o treinamento foi eficiente ou não é identificar se número de atendimentos se mantém ou aumenta.

Um bom treinamento utiliza dados tangíveis e pertinentes para mensurar os resultados. Ele permite que sejam confirmados os resultados e que seu investimento valha a pena.

Quanto devo investir em treinamento na minha empresa?

No momento de determinar o planejamento anual da empresa, qual é o percentual que você destina a treinamento?

Se a companhia não leva isso em consideração, essa iniciativa sempre vai gerar um olhar de custo e não de benefício. Isso porque não houve planejamento anterior.

Para se ter ideia da importância do treinamento em todos os níveis, uma pesquisa recente da IBM com 1.500 CEOs indica que grande parte deles prevê um aumento dos níveis de complexidade no mercado, mas apenas 49% se sente preparado para esses desafios.

Outro indicador que deve ser considerado no momento de investir em treinamento é a probabilidade de o colaborador permanecer na empresa por mais tempo. Estudos globais indicam que quem passa por um treinamento eficiente tem três vezes mais chances de ficar na empresa.

Quanto ao valor a ser investido, não existe uma regra e tudo depende do objetivo da empresa, seu tamanho, etc. Entretanto, a quantidade ideal de treinamento é de pelo menos 100 horas/ano – algo raramente feito pelas companhiasque chegam à média de 45 horas/ano.

Uma boa maneira de identificar se o treinamento surtiu efeito é aplicar a avaliação de aprendizado – logo depois e algum tempo depois da iniciativa. Isso, aliás, deve ser uma prática constante nas empresas que fazem uso desse recurso para capacitar seus colaboradores.