Quando um negócio é formatado para tornar-se uma rede de franquias, são definidos diversos aspectos que serão trabalhados com os franqueados, tais como treinamento, suporte, ferramentas de comunicação e gestão, assim como o modelo de negócio a ser franqueado.
Essas práticas, quando bem implementadas, trazem resultado, mas como tudo que não muda ao longo do tempo, tornam-se paisagem e perdem eficácia, principalmente, quando os franqueados operam há um certo tempo e aprenderam os aspectos básicos da operação.
É importante, pelo menos a cada dois anos, rever as ferramentas de gestão utilizadas junto à rede e as estratégias do negócio.
Essa revisão deve partir da Franqueadora, mas deve envolver também os franqueados. Esse envolvimento é uma forma de mantê-los engajados no negócio e criar um sentimento de participação e contribuição para a rede.
Esse envolvimento pode ser feito de várias formas:
- Pesquisa junto à rede: Criar um formulário on-line para os franqueados sugerirem ações que a franqueadora poderia realizar sobre os principais pilares do negócio;
- Grupo de trabalho ou comitê: Selecionar franqueados para realizar reuniões e discutir temas específicos e que possam ser de interesse da rede, como estratégias de marketing, produtos, capacitação e afins.
Outra fonte de informação para essa revisão, embora envolva pouco os franqueados, pode ser realizar benchmarks com outras redes. Visitar ou conversar com outros franqueadores para captação de boas práticas. A participação em reuniões regionais promovidas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF ou Convenção do Franchising são oportunidades para conviver com outros franqueadores e captar informações.
Com base nessa captação de informações, interna e externa, é possível traçar um plano com as ações a serem implementadas. É importante que esse plano contemple, dentre outras ações, ações que trarão resultados rápidos e visíveis para toda a rede, principalmente, sobre aspectos demandados pelos franqueados.
Para os franqueados, um dos benefícios de fazer parte de uma rede de franquias é poder contar com o know-how e suporte do franqueador, mas esse conhecimento não pode ficar parado no tempo. Precisa ser sistematicamente revisto.