Terceirizar a expansão por franquias ou formar uma equipe própria?
Este é mais um daqueles dilemas típicos das empresas em crescimento. Após decidir ampliar o negócio por franquias, vem a dúvida sobre a melhor forma de operacionalizar essa expansão. O que será mais eficiente, buscar empresas de expansão de franquias ou montar um time para cuidar deste assunto internamente? Quais seriam as vantagens de terceirizar? Formar uma equipe própria pode sair mais caro e trazer menos resultados? Como em todos os grandes questionamentos relacionados aos negócios, não há resposta pronta. No entanto, o melhor dos mundos pode ser uma combinação das duas iniciativas.
Existem vários motivos para considerar as empresas de expansão de franquias, sendo um dos mais valiosos a pluralidade de canais de acesso a candidatos a franqueados que esse tipo de serviço possui. Abrir essa porta possibilita muitos contatos, o que somado a uma metodologia eficiente de seleção pode fazer toda a diferença na conquista de bons franqueados para o seu negócio. No entanto, alguns pontos devem ser considerados antes de contratar uma empresa terceirizada, sendo três deles os principais: solicitar que o responsável pela conta seja treinado por alguém do seu time para saber tudo sobre a sua marca; ter a certeza de que devem ser oferecidos follow ups semanais; e que a aprovação final do candidato ficará nas mãos da marca.
Essas três demandas já são suficientes para comprovar que, mesmo buscando o auxílio de empresas de expansão de franquias, uma equipe interna faz-se necessária, nem que seja composta de apenas um profissional que irá acompanhar e dar suporte às ações da consultoria especializada. “O trabalho de acompanhamento não muda, seja montando uma equipe própria, seja contratando uma empresa terceirizada”, diz Filomena Garcia, sócia da Cherto Consultoria e responsável pela Franchise Store. “Você diminui o seu trabalho operacional e, muitas vezes, conta com inputs de inteligência do mercado por contar com profissionais experientes, mas a responsabilidade sempre será sua”.
Assim sendo, é preciso que o gestor tenha ciência de que ao nomear uma consultoria especializada para expandir os negócios ele contará com o auxílio de profissionais capacitados e experientes, mas que o trabalho deverá acontecer em conjunto, como uma extensão da própria empresa. “Você pode terceirizar o trabalho, mas não a responsabilidade”, diz Filomena. “É a marca quem deve estabelecer as metas a serem atingidas, não a empresa terceirizada. Por isso, uma comunicação constante é fundamental para poder ajustar a rota em caso de necessidade”.
Por fim, um alerta. Ao pesquisar empresas de expansão de franquias avalie os seguintes aspectos: Quais são os cases de sucesso que essa empresa tem?; Em quais segmentos ela já atuou? Quais são os seus canais de acesso aos prospects?. E tenha, também, a certeza de que terá uma equipe dedicada à sua marca – ainda que não seja exclusiva, é preciso saber quanto tempo exatamente ela terá de dedicação à sua marca