Logo Cherto

Microfranquias crescem como opção para aumentar a renda

Marcelo Cherto

4 Abr 2023 - 19:14

compartilhar

Microfranquias crescem como opção para aumentar a renda

Marcelo Cherto

4 Abr 2023

compartilhar

O Franchising brasileiro tem apresentado resiliência e se destacado no mercado, especialmente as microfranquias, que oferecem um modelo de investimento e operação mais enxuto.

De acordo com o último balanço divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou um crescimento de 49% das microfranquias, que impactou significativamente o faturamento do Franchising, ultrapassando os R$ 210 bilhões em 2022.

Microfranquias e suas diversas possibilidades

As microfranquias possuem um investimento inicial de até R$ 105 mil e, geralmente, têm estrutura mais simples, como quiosques, unidades móveis, home based, em que franqueado trabalha em casa, sem um ponto físico; e as franquias no modelo dark kitchens, no qual o franqueado aluga uma cozinha atendendo pedidos somente no delivery ou balcão.

Segundo o especialista em Franchising, consultor de franquias associado à ABF e credenciado pelo SEBRAE, Erlon Labatut, além disso, a maioria dos microfranqueados podem gerenciar toda a operação sozinho, ou com poucos colaboradores, tornando a manutenção da unidade mais barata.

“Podemos atribuir o sucesso das microfranquias ao fato de ser um modelo de negócios de investimento mais baixo, em que mais pessoas conseguem dispor do valor inicial e, por conta disso, conseguem vender suas operações em um volume maior. É um modelo com vida longa, porque esse ciclo é retroalimentado à medida que elas se multiplicam. Outras franqueadoras começam a aderir ao modelo de microfranquias e empresas, que ainda nem utilizavam o Franchising como estratégia de expansão e passam a incluir o sistema nos seus planos de crescimento”, explica Erlon.

Fonte: Mundo das Franquias