O que são Royalties?

O que são Royalties?

Royalties são pagamentos feitos a um proprietário de um recurso ou propriedade intelectual em troca do seu uso ou exploração.

Em termos de franquias, royalties referem-se aos pagamentos contínuos que um franqueado faz ao franqueador como compensação pelo uso da marca, do modelo de negócio e do suporte contínuo fornecido pela franquia. 

Esses pagamentos geralmente são calculados como uma porcentagem das vendas brutas do franqueado e são uma parte essencial do acordo de franquia. Eles ajudam o franqueador a continuar desenvolvendo a marca e oferecendo suporte aos franqueados, enquanto permitem que os franqueados beneficiem-se da reputação da marca e do modelo de negócio estabelecido.

Como funcionam os Royalties em Franquias?

Os royalties em franquias são uma parte crucial do modelo de negócio que sustenta a relação entre franqueador e franqueado. 

Confira a seguir mais detalhes de como funcionam os royalties no mundo das franquias!

Vale a pena contratar uma consultoria?

A RESPOSTA É SIM, embora seja possível fazer tudo por conta própria, a pergunta que você deve se fazer é se essa é a escolha mais sensata. Este vídeo foi criado para ajudá-lo a decidir se é melhor contratar ajuda profissional ou se aventurar no projeto sozinho.

Compartilhar

Como uma consultoria pode ajudar?

Uma consultoria especializada em franquias como a Cherto pode ser a parceira ideal para transformar seus planos de negócio em realidade. Com um conhecimento profundo do mercado de franquias e décadas de experiência, a Cherto oferece suporte abrangente em todas as etapas do processo.

Por exemplo, na Cherto, começamos por realizar uma análise detalhada das opções de franquia disponíveis, levando em conta fatores cruciais como rentabilidade, perfil do franqueado e potencial de mercado. Isso permite que você tome decisões informadas e alinhadas com seus objetivos.

Além disso, nossa consultoria não se limita apenas à seleção inicial. Desenvolvemos planos estratégicos personalizados para cada cliente, incluindo a elaboração de planos de negócios detalhados e projeções financeiras. Isso não só facilita a formatação e lançamento da sua franquia, mas também aumenta suas chances de sucesso a longo prazo.

Histórias Reais
Resultados de Verdade

Com a Cherto, começamos o projeto Casa Bauducco com uma folha em branco e apenas uma certeza: queríamos levar o espírito das propagandas da Bauducco para a loja. A Cherto abriu para nós uma porta de conhecimento em varejo, nos provocando a pensar e mostrando quais eram as melhores práticas das grandes empresas no momento

Paulo Cardamome Casa Bauducco

Grandes Marcas ou Pequenos Negócios

Havaianas é cliente da Cherto Consultoria
Chilli beans é cliente da Cherto Consultoria
Bobs é cliente da Cherto Consultoria
Farmácias Associadas é cliente da Cherto Consultoria
O Boticário é cliente da Cherto Consultoria
Sorridents é cliente da Cherto Consultoria
Digão lanches é cliente da Cherto Consultoria
MR.CAT é cliente da Cherto Consultoria
Ipiranga é cliente da Cherto Consultoria
Consigaz é cliente da Cherto Consultoria
Flytour é cliente da Cherto Consultoria
Samsung é cliente da Cherto Consultoria
Banco BMG é cliente da Cherto Consultoria
Great place to work é cliente da Cherto Consultoria
Bradesco Seguros é cliente da Cherto Consultoria

Royalties (plural de Royalty) são o valor que um franqueado costuma pagar periodicamente (quase sempre mensalmente) a seu franqueador, como retribuição pelo direito de continuar integrando sua rede de franquias e tendo acesso a todos os conhecimentos e demais benefícios que lhe decorrem do fato de integrar essa rede, os quais incluem o uso da marca, o acesso a fornecedores, o suporte e orientação enquanto vigorar o contrato de franquia, o uso continuado do know-how desenvolvido e continuamente aprimorado pelo franqueador e vários outros.

Quase sempre se trata de (1) Um percentual sobre as vendas brutas mensais do estabelecimento franqueado ou (2) De um percentual sobre o valor das compras de produtos acabados e insumos autorizados pelo franqueador que o estabelecimento franqueado faz a cada mês. Em certos casos, não muito frequentes, os Royalties podem ser um valor fixo mensal, definido no contrato de franquia.