Logo Cherto

Tendência para 2022: lojas físicas e virtual

Marcelo Cherto

27 Jan 2022 - 19:35

compartilhar

Tendência para 2022: lojas físicas e virtual

Marcelo Cherto

27 Jan 2022

compartilhar

Algumas tendências importantes para as franquias em 2022 recebem grande influência tanto dos reflexos da pandemia quanto das mudanças que tem acontecido no varejo nos últimos anos. A relação entre as lojas físicas e as vendas no mundo virtual sofreu importantes mudanças nestes dois últimos anos e deixou bem claro que a tendência não é, de jeito algum, que uma substitua a outra mas, sim, que ambas se complementem. Sendo assim, a máxima da vez volta a ser o conceito de omnichannel, ou seja, multicanalidade, com integração entre lojas físicas e virtual.

Claro que o aumento expressivo das compras online, que com a pandemia deve ter tido o seu processo de crescimento acelerado em cerca de uma década, joga luz a todo o pano de fundo estrutural para conectar de forma eficiente as estruturas de lojas físicas e virtual. Portanto, tecnologia será o grande recurso daqueles que quiserem seguir as principais tendências de mercado neste ano que se inicia. Investir na informatização dos seus sistemas de venda, com integração entre o físico e o virtual e controles de estoque e afins, é a aposta certa para apostar na conquista de seu mercado consumidor – onde quer que ele esteja.

Neste sentido, os pontos físicos passam a assumir funções recém-adquiridas, como lugar voltado para a experiência de consumo, com foco no cliente e não no produto, e de mini centros de distribuição de mercadorias, que podem tanto ser entregues da casa dos consumidores quanto retiradas pessoalmente por eles. Este movimento encontra-se em formação ainda, mas o fato é que as empresas que quiserem fidelizar os seus clientes não podem mais esperar que eles tenham tempo de ir até elas.

No pós-pandemia, o direcionamento deve ser o de atender ao consumidor em seus diferentes momentos de compra e diferentes necessidades, com opções distintas de venda para cada um deles e utilizando-se de lojas físicas e do virtual ao mesmo tempo.

Imagem reproduzida: unsplash