Case Havaianas: Como usar as franquias para influenciar o comportamento de compra dos demais revendedores do seu produto

Marcelo Cherto

21 Dez 2022 - 10:41

compartilhar

Marcelo
Cherto

Case Havaianas: Como usar as franquias para influenciar o comportamento de compra dos demais revendedores do seu produto

Marcelo Cherto

21 Dez 2022

compartilhar

Investimentos em design e muitas propagandas com celebridades foram algumas das ações que ajudaram a Havaianas a transformar uma simples sandália de borracha em um produto desejado em todo planeta. O que nem todo mundo sabe é que as franquias Havaianas, formatadas pelo Grupo Cherto, também desempenharam um papel estratégico nesse processo de reposicionamento da marca.

Necessidade

Embora o custo de produção de uma sandália colorida e cheia de adereços seja quase o mesmo dos tradicionais chinelos brancos de tiras azuis, a empresa vende as linhas mais elaboradas por pelo menos o dobro do preço das linhas básicas. São os produtos mais estilizados que trazem a fama – e, obviamente, o lucro – da empresa. Mas em 2007, antes mesmo de convencer o cliente a pagar mais por uma sandália de borracha só porque ela tinha uma estampa bonita, a Alpargatas precisava fazer os varejistas multimarca acreditarem que esses modelos teriam boa aceitação dos consumidores.  Por isso, decidiu criar lojas da marca para fazer o teste por conta própria.

Desafio

Criar lojas que cumprissem a função de apresentar o mix completo da marca e que servissem de vitrine para os lançamentos. Para isso, a empresa contratou a Cherto para avaliar se havia espaço no mercado para as franquias Havaianas. A resposta foi sim. “Logo que começamos a pesquisa, descobrimos que diversas lojas já haviam se transformado espontaneamente em pontos de venda exclusivos de sandálias Havaianas”, diz Fernando Campora, sócio do Grupo Cherto que coordenou o projeto.

Solução

A partir de 2007, o Grupo Cherto foi responsável pela criação do modelo da loja, além de criar o plano de negócio e formatar o modelo da franquia. A consultoria criou ainda os manuais usados pela franqueadora e pelos franqueados e realizou o planejamento de expansão da marca. “Sabíamos que a expansão seria rápida, pois se tratava de uma marca forte que tinha planos agressivos”, diz Campora.

Resultado

415
Lojas em diversos países
80%
das sandálias vendidas são modelos elaborados. Antes das lojas, elas representam apenas 40% das venda
20%
Aumento de rentabilidade
20%
Reposicionamento da marca - as sandálias se tornaram um dos produtos brasileiros mais conhecidos no mundo

Resultado

415
Lojas em diversos países
80%
das sandálias vendidas são modelos elaborados. Antes das lojas, elas representam apenas 40% das venda
20%
Aumento de rentabilidade
20%
Reposicionamento da marca - as sandálias se tornaram um dos produtos brasileiros mais conhecidos no mundo