Investimentos em design e muitas propagandas com celebridades foram algumas das ações que ajudaram a Havaianas a transformar uma simples sandália de borracha em um produto desejado em todo planeta. O que nem todo mundo sabe é que as franquias Havaianas, formatadas pelo Grupo Cherto, também desempenharam um papel estratégico nesse processo de reposicionamento da marca.
Necessidade
Embora o custo de produção de uma sandália colorida e cheia de adereços seja quase o mesmo dos tradicionais chinelos brancos de tiras azuis, a empresa vende as linhas mais elaboradas por pelo menos o dobro do preço das linhas básicas. São os produtos mais estilizados que trazem a fama – e, obviamente, o lucro – da empresa. Mas em 2007, antes mesmo de convencer o cliente a pagar mais por uma sandália de borracha só porque ela tinha uma estampa bonita, a Alpargatas precisava fazer os varejistas multimarca acreditarem que esses modelos teriam boa aceitação dos consumidores. Por isso, decidiu criar lojas da marca para fazer o teste por conta própria.
Desafio
Criar lojas que cumprissem a função de apresentar o mix completo da marca e que servissem de vitrine para os lançamentos. Para isso, a empresa contratou a Cherto para avaliar se havia espaço no mercado para as franquias Havaianas. A resposta foi sim. “Logo que começamos a pesquisa, descobrimos que diversas lojas já haviam se transformado espontaneamente em pontos de venda exclusivos de sandálias Havaianas”, diz Fernando Campora, sócio do Grupo Cherto que coordenou o projeto.
Solução
A partir de 2007, o Grupo Cherto foi responsável pela criação do modelo da loja, além de criar o plano de negócio e formatar o modelo da franquia. A consultoria criou ainda os manuais usados pela franqueadora e pelos franqueados e realizou o planejamento de expansão da marca. “Sabíamos que a expansão seria rápida, pois se tratava de uma marca forte que tinha planos agressivos”, diz Campora.