Como manter a qualidade mesmo com milhares de clientes

Marcelo Cherto

17 Dez 2022 - 00:58

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Como manter a qualidade mesmo com milhares de clientes

Marcelo Cherto

17 Dez 2022

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Ser reconhecida pela qualidade dos seus produtos ou serviços é o sonho da maioria das empresas. E aquelas que conquistam esse diferencial dificilmente querem se arriscar a perdê-lo. Por essa razão, muitos empreendedores ficam com medo de expandir seu negócio e, de alguma maneira, perder o controle sobre os processos e comprometer a qualidade.

Trata-se, contudo, de uma preocupação desnecessária. Desde que a empresa se empenhe em estruturar seus processos e planejar criteriosamente sua expansão, o crescimento pode ocorrer de forma sustentável, mantendo seus diferenciais e fortalecendo ainda mais a marca. A escola de inglês para crianças Red Balloon, por exemplo, conseguiu abrir diversas unidades em todo país sem abrir mão da excelência do ensino.

Fundada em São Paulo pelo casal Raquel e Moisés Lam, a escola de inglês Red Balloon chegou aos trinta anos de existência, em 1999, com uma marca respeitada, um método de ensino de comprovada qualidade e clientes satisfeitos – mas apenas duas unidades em funcionamento.

Naquela época, Michel Lam, filho dos fundadores, havia acabado de assumir o comando da empresa. E não demorou para que ele percebesse o enorme potencial de crescimento da Red Balloon e procurasse a Cherto para ajudá-lo a definir a estratégia de expansão da marca. “Eu não sabia se cresceríamos com franquias ou não, o que realmente me importava era expandir a empresa”, diz Michel.

Depois de estudar o mercado e o modelo de negócio da Red Balloon, a equipe da Cherto concluiu que as franquias eram o melhor caminho para a marca avançar. A consultoria então formatou o modelo de franquia, criou processos e manuais e definiu o mapa de expansão da rede.“Esse trabalho feito pela Cherto trouxe mais organização para a empresa”, conta Michel. “Com processos claros, pudemos ter um olhar macro sobre o nosso negócio.”

A Red Balloon então começou a crescer. Os franqueados eram atraídos por alguns importantes diferenciais da marca, como o fato de ser uma das poucas escolas de inglês voltadas exclusivamente para crianças e focada no público de maior poder aquisitivo.

A empresa também se destacava dos concorrentes pela exigência na seleção dos professores, por ter aulas programadas minuto a minuto e também por oferecer, desde o início, aulas de artes, culinária e outras atividades complementares aos alunos.

Tudo isso fez com que a Red Balloon atraísse interessados pela franquia e, em 2012, chegasse a 26 unidades franqueadas e oito estabelecimentos próprios, somando 12,6 mil alunos em 16 municípios brasileiros. Mas a empresa poderia ir ainda mais longe. “A rede tinha dois grades trunfos: uma marca forte e o foco em um segmento que tem uma demanda enorme e um bom potencial de crescimento”, afirma Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria.

Os executivos da Abril Educação, um dos maiores grupos de educação do país, concordaram plenamente com a análise de Cherto. Por isso, em julho de 2012, compraram 51% das ações da escola por R$ 29,6 milhões e programaram investimentos na expansão da empresa.

O plano de crescimento da Red Balloon segue a todo vapor. Além disso, a empresa deve inaugurar ainda em 2014 mais de 20 escolas – todas abertas por atuais franqueados da rede, que decidiram adquirir mais uma unidade da rede.

Para que essa nova fase de crescimento seja sustentável, a Red Balloon contratou novamente a Cherto para realizar um check-up na rede. A ideia é identificar pontos de melhoria, arrumar a casa e organizar a estrutura da franqueadora para prestar suporte a uma rede que só cresce.

“A Cherto foi essencial para que a Red Balloon chegasse até aqui”, afirma Michel. “A consultoria participou de várias etapas do crescimento da empresa e já faz parte da nossa história.”

Empresa: Red Balloon, escola de inglês para crianças

Objetivo do projeto: Desenhar uma estratégia de expansão para empresa que pudesse ajudá-la a crescer com mais velocidade e reforçasse posicionamento da marca, sem entretanto comprometer a qualidade do ensino

Resultado: Criou uma marca forte, com mais de 12 mil alunos e com grande potencial de expansão, capaz de atrair investimentos de um dos maiores grupos de educação do país: a Abril Educação

Resultado

+ de 12
mil alunos

Resultado

+ de 12
mil alunos