Logo Cherto

Como uma consultoria pode evitar que a empresa cometa erros ao avaliar a própria rede

Marcelo Cherto

1 Abr 2019 - 19:28

compartilhar

Como uma consultoria pode evitar que a empresa cometa erros ao avaliar a própria rede

Marcelo Cherto

1 Abr 2019

compartilhar

Quando detecta pontos que devem ser melhorados, é comum que uma rede se aventure na própria avaliação do negócio. Feito geralmente por uma equipe interna, esse diagnóstico pode, muitas vezes trazer mais problemas do que soluções. Para que isso não aconteça é importante pensar no trabalho de uma consultoria.

Ao investir no trabalho de uma empresa “de fora”, que não possui uma visão engessada sobre o negócio ou tendências a defender um ponto de vista, uma companhia tem muito mais chances de melhorar e corrigir, de fato, os problemas que impedem a rede de crescer.

Duvida disso? A seguir, te contamos como uma consultoria pode evitar que a empresa cometa erros ao avaliar sua própria rede.

A consultoria tem um olhar “de fora” para melhorar os resultados

Por não estar envolvida, nem emocionalmente e nem politicamente, com o negócio, a consultoria quer, de fato, apurar quais aspectos podem ser melhorados.

Se for uma empresa séria, obviamente, a consultoria tem a capacidade e experiência de quem já fez esse processo em muitas outras redes. Esse histórico permite que ela identifique melhor os problemas e aplique soluções já testadas para combatê-los.

Uma consultoria não trata o problema como se fosse a causa

Não é raro que as empresas, ao avaliarem sua rede interna, identifiquem um sintoma e comecem a tratá-lo como se fosse a causa de tudo.

Esse movimento, totalmente ineficiente e que pode comprometer o funcionamento do negócio, não acontece quando o trabalho é desenvolvido por uma consultoria.

Imparcial e distanciada, ela avalia todos os processos e resultados do negócio para, então, tratar a verdadeira raiz do problema.

Quando sua rede é avaliada por alguém de fora, que tem objetividade e experiência, já se sabe que o problema que surge de um lado pode ter origem em algo totalmente diferente e, portanto, que exige abordagens específicas.

A importância de ter um olhar de fora na sua empresa

Você já ouviu a frase: “Advogado que advoga em causa própria tem um imbecil como cliente? “

Pois é exatamente isso que acontece quando a própria rede examina seus processos e resultados e tenta implementar mudanças sem um olhar de fora.

O médico não trata a si mesmo quando está doente. Por que, então, uma rede deve combater seus problemas sozinha?

Com o auxílio de uma consultoria é possível manter a objetividade e identificar claramente o que precisa ser feito em uma rede.

Invista em serviços e profissionais especializados e, veja como é possível melhorar os resultados da sua rede, com um trabalho seguro e eficiente.